Sr will
EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Disciplina: Docente Teoria Geral da Administração Prof. Lúcia Silva Módulo: Data de Postagem: 2.1 Data Entrega: 09/11/2011 ATIVIDADE AVALIATIVA 1
NOME: WILLIAM JOSE DA SILVA E-MAIL: willrp@hotmail.com
CÓDIGO: 103869 POLO: Lafaiete – Ribeirão Preto
1) Com base na leitura do texto “Abordagem Clássica da Administração” é possível observar os aspectos que Frederick Taylor defendia na Administração Científica. De acordo com os conhecimentos que você adquiriu na primeira aula desta disciplina, destaque os aspectos que Taylor defendia e que posteriormente foram criticados pela Escola Humanista.
Frederick Taylor buscava procurava uma forma de aumentar produtividade das corporações, onde os trabalhadores produzissem mais em menos tempo sem elevar os custos de produção.
Frederick Taylor estudou ,cientificamente, os problemas fabris de sua época e popularizou a noção científica: obter o resultado desejado com o menor desperdício de tempo, esforço e materiais (custo/benefício) aos sistemas produtivos.
A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.
As principais críticas a administração científica de Taylor são:
• Para os críticos a AC transformou o homem em uma máquina. O operário é tratado como apenas uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas.
• A padronização do trabalho seria mais uma intensificação deste do que uma forma de racionalizar o trabalho;
• A superespecialização do operário facilita o treinamento e a supervisão do trabalho, porém, isso reduz sua satisfação e ele adquire apenas uma visão limitada do processo;
• A Administração cientifica não leva em conta o lado social e humano do trabalhador. A análise de seu desempenho leva em conta apenas as