Evolução da remuneração
O desenvolvimento histórico do salário no Brasil, vem acompanhado do próprio progresso da industrialização ocorrida a partir da 2 ª Grande Guerra Mundial ( 1.939-1.945 ) e logo a seguir , na década de 50 , na gestão do então Presidente da República, Sr. Juscelino Kubitschek , quando houve a implantação do parque industrial no país, principalmente do setor automotivo, na região do ABC. As indústrias instaladas, multinacionais, trouxeram o estilo de gestão administrativa e organizacional do país de origem ( maioria norte-americana ) , dando início ao setor de :
Seção de Pessoal
Relações Industriais
Recursos Humanos
Nesta última fase, a área de Cargos e Salários se consolidou, como uma unidade técnica / operacional / estratégica , peça importante no Sistema de Administração de Recursos Humanos de qualquer empresa de médio ou grande porte.
A administração de Cargos e Salários atinge todos os setores organizacionais, como : Industrial, Serviços, Agrícola, contribuindo para eliminar e/ou diminuir os conflitos oriundos da relação Capital x Trabalho.
CONCEITOS E ESTRATÉGIAS DA ADMINISTRAÇÃO SALARIAL
Administrar cargos e salários pressupõe conhecer profundamente cada função e toda a estrutura organizacional da empresa, no que diz respeito aos seus requisitos , visando atribuir, com segurança, um valor relativo que se traduza em valor absoluto justo, equitativo e equilibrado, compatível com a estrutura hierárquica da empresa, suas disponibilidades econômicas e financeiras e com o mercado de trabalho concorrente. As políticas de remuneração adotadas pelas empresas brasileiras normalmente têm os seguintes objetivos :
Atração, retenção e motivação
Direção do comportamento dos empregados
Premiação dos melhores desempenhos
A estabilização da economia brasileira, o processo de Globalização e o aumento na concorrência estão levando boa parte das empresas a rever suas estratégias de