299900820175

3099 palavras 13 páginas
FACULDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA GERAL

FABIA R. BORGES CANTELLI RA: 43.000.663.75

Atividade Pratica Supervisionada (ATPS) entregue como requisitos para conclusão da disciplina “Didática Geral”

INDAIATUBA
2013

SIGISMUND FREUD
“Nenhuma das aplicações da psicanálise excitou tanto interesse e despertou tantas esperanças (...) quanto seu emprego na teoria e na prática da educação.” (Freud, 1925).
Sigmund Freud, médico austríaco e fundador da psicanálise nasceu em Freiberg, na Moravia em 06 de maio de 1856. Morreu em 23 de setembro de 1939 em Londres.

Sua obra, traduzida em cerca de 30 línguas, é composta de 24 livros propriamente ditos e de 123 artigos. Freud também escreveu prefácios, necrológios, intervenções diversas em congressos e contribuições para enciclopédias. Segundo o historiador alemão Gerhard Fichtner, Freud teria escrito cerca de 20 mil cartas. Dez mil teriam sido destruídas ou perdidas, cinco mil estão conservadas e cinco mil ainda poderiam ser encontradas no século XXI.

Contribuição de Freud na relação professor-aluno
Como podemos observar a vasta obra de Sigmund Freud, centrada inicialmente na terapia de doenças emocionais, também veio contribuir em muito na área social e na pedagogia, pois o ato de educar está intimamente relacionado com o desenvolvimento humano, especialmente do aparelho psíquico.
Através das reflexões feitas pelo psicanalista, podemos entender melhor enquanto educadores, como se processa em nossos educando o desenvolvimento emocional e mental, pois o ser humano constitui-se como um todo, razão e emoção.
As maiores contribuições da Psicanálise com a educação em geral se dão através do estudo do funcionamento do aparelho

Relacionados