Produção textual interdisciplinar individual aluno como sujeito construtor e construído pela sociedade
CURSO DE PEDAGOGIA
ALESSANDRA LEITE HORBYLON
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
ALUNO COMO SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO PELA SOCIEDADE
Caiapônia-Go
Maio de 2011
ALESSANDRA LEITE HORBYLON
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
ALUNO COMO SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO PELA SOCIEDADE
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Teoria Geral do Conhecimento, Processo Educativo no contexto Histórico e Psicologia da Educação sob a orientação dos professores OkçanaBattini, Marcia Bastos de Almeida, Bernadete strang e Daniele Fioravante, como requisito parcial para aprovação no curso.
Caiapônia – Goiás
Maio de 2011
Introdução
O professor, sob a perspectiva de um novo ensino-aprendizagem, tem como objetivo mediar à convivência social, propiciando a troca de informações em busca da construção de um conhecimento compartilhado. Nesse processo de interação, tanto o professor como os alunos podem acelerar o processo de ensino-aprendizagem, a partir do momento em que compartilhem experiências e, assim, aproximem-se mais, um do outro.
Na perspectiva vygotskyana, o sujeito não se constitui de dentro para fora e nem é um reflexo passivo do meio que o circunda, mas um agente ativo nas inter-relações que mantém consigo mesmo, com o outro e com o meio. Na interação professor-aluno, além do professor atuar como mediador e motivador, o aluno também exerce papel importante. Quando os participantes expressam suas percepções sobre o conteúdo, sugerem novas propostas, incentivam os professores a continuar com seus papéis de formadores, eles enrijecem os elos de ligação entre o grupo. Este tipo de atitude por parte dos alunos faz com que os professores ganhem mais força e vontade de melhorar, de buscar novas opções de fazer mais eficazmente o que fazem. Em um processo de ensino-aprendizagem em que professor e aluno