Evolução da prática de recursos humanos
Os estudos iniciais a respeito do processo de administração de uma empresa têm muita relevência para o estudo das relações humanas e da própria área de RH das organizações atuais.
Foram as teorias iniciais que deram sustentação para as demais teorias voltadas às relações humanas que não deixam hoje de ter sua relevância e importância no papel Administração moderna.
AS TEORIAS DAS RELAÇÕES HUMANAS:
Há muito tempo atrás, muito mesmo, já havia pensamentos e preocupações com o desempenho e produtividades dos trabalhadores, ou seja, de alguma forma, já se pensava em administrar pessoas.
AS TEORIAS DAS RELAÇÕES HUMANAS:
Desde os tempos da Antiguidade a administração recebeu influência da filosofia. Antes de Cristo, o filósofo grego Sócrates (470 a.C. 399 a.C) em sua discussão com Nicomaquis, expõe o seu ponto de vista sobre a administração:
“Sobre qualquer coisa que um homem possa presidir, ele será, se souber do que precisa e se for capaz de provê-lo, um bom presidente, quer tenha a direção de um coro, uma família, uma cidade ou um exército. Não é também uma tarefa punir os maus e honrar os bons? Portanto, Nicomaquis, não desprezeis homens hábeis em administrar seus haveres...”
O TRABALHO
“O termo trabalho procede do latim tripalium, instrumento de tortura utilizado para castigar escravos. Originalmente, conserva o sentido de emprenho, sacrifício, esforço físico ou intelectual para atingir determinado objetivo. Para Codo (2004) o trabalho é ao mesmo tempo criação e tédio, miséria e fortuna, felicidade e tragédia, realização e tortura dos homens.
As condições subumanas de trabalho as quais eram submetidos os trabalhadores, nos primórdios da grande indústria, apresentava o trabalho:
Alienante: porque o trabalhador desconhece o próprio processo produtivo e o valor que agrega ao produto, além de não se identificar com os produtos do seu trabalho.
Explorador: devidos os objetivos de produção da