evolução da enfermagem
O processo de evolução da enfermagem passa por três momentos históricos, o surgimento da enfermagem moderna com Florence Nightingale, formação de sua base cientifica com as teorias de enfermagem e da sistematização da assistência de enfermagem (SAE) na tentativa de padronizar a linguagem.
O trabalho de Nightingale constitui um marco para a história da enfermagem moderna.
Segundo OLIVEIRA et al 2007, no século XIX o nome Nightingale ganha importância na área da enfermagem a partir da sistematização de um campo de conhecimento, instituindo-se “uma nova arte e uma nova ciência” para a qual e preciso educação formal, organizada sobre bases cientificas.
A Enfermagem é a ciência do cuidado. Desde seu surgimento como profissão tem procurado fundamentar sua prática. O processo de enfermagem é definido como um conjunto de etapas fundamentadas numa teoria objetivando sistematizar o cuidado de enfermagem ao paciente proporcionando-lhe uma assistência individualizada e de qualidade. Existem várias teorias que fundamentam o processo do cuidar. A mais utilizada é a das necessidades humanas básicas proposta por Wanda de Aguiar Horta em1970. ASistematização Assistência de Enfermagem (SAE) operacionalizada através da aplicação do processo de enfermagem constitui-se como ferramenta para valorização da enfermagem como ciência visto que suas ações implementadas fundamentam-se em princípios científicos. Garantindo autonomia e independência na prestação da assistência de enfermagem.
“A enfermagem evoluirá e será no futuro o que seus profissionais fizerem dela. Será a exata dimensão dos sonhos e determinação dos seus integrantes. (…).”(AZEREDO 2004, apud OLIVEIRA et al 2007).
A importância da teoria de Florence Nightingale para a SAE (sistematização da assistência de enfermagem)
Florence Nightingale é a percussora da enfermagem moderna em todo o mundo e, desde Florence, adjetivos como: disciplina, obediência