Evolução da didática
De alguma forma, com maior ou menor aprofundamento, é sabido que a didática vai tratar do ensino. Mas, na realidade, sua compreensão é muito mais complexa e há diferentes concepções de didática.
Resumidamente:
a) O termo “didática” é conhecido desde a Grécia antiga e lá significava “ensinar, instruir, fazer aprender”.
b) Em 1633, Comênio, um educador tcheco, escreveu um livro chamado Didática Magna, no qual definia Didática como sendo a arte de ensinar tudo a todos.
c) O minidicionário Aurélio apresenta o verbete “didática” como sendo a técnica de dirigir e orientar a aprendizagem.
d) Muitos compreendem a Didática como um compêndio de técnicas ou um receituário para um bom ensino.
e) No decorrer do tempo, a Didática passou a reunir os conhecimentos que cada época valoriza sobre o processo de ensinar.
A pedagogia é a ciência que estuda a teoria e a prática da educação nos seus vínculos com a sociedade. Para estudar a educação nos seus aspectos mais amplos, sociais, políticos, econômicos, psicológicos, a Pedagogia conta com a contribuição de outras áreas do conhecimento que pesquisam o desenvolvimento humano, como a Filosofia, a Sociologia, aPsicologia, a Antropologia, a História, as Teorias da Comunicação, entreoutras.
A Didática é a disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista as finalidades educacionais, que são sempre sociais. Com a contribuição daqueles conhecimentos é que se vai refletir sobre questões relacionadas à educação e a sala de aula.
Há muito tempo a Didática vem pesquisando questões relacionadas a esta prática, organizando e sistematizando conhecimentos e usando-os para desenvolver a atividade pedagógica nas escolas. No entanto, a Didática não pretende ficar apenas nas teorias. Ela aplica os conhecimentos que produz para resolver problemas e questões que surgem no dia a dia