Didática e Formação de Professores – Perspectivas e Inovações.
Segundo Saturnino de La Torre, da Universidade de Barcelona, na Espanha, há quatro grandes eixos sobre os quais gira a Educação e posteriormente a Didática que são eles, por um lado, a Unificação e Diversificação e por outro, os eixos de Reprodução e Transformação.
A lei da Evolução: Tudo quanto existe, desde o ser humano até as plantas, o planeta e o cosmos, obedecem a lei da evolução. Nada está livre dessa mudança inscrita no ser quântico das coisas, seja material ou espiritual.
A educação foi modificando em cada cultura e momento histórico, não ocorrendo por acaso, pois foi evoluindo conforme determinados eixos ou fluxos próprios da evolução do pensamento humano.
Os eixos que explicam o avanço do conhecimento didático são: o predomínio da unidade frente à diversidade e a reprodução frente à transformação.
Evolução Espiral do Conhecimento Didático: Grandes acontecimentos na evolução didática será apresentado a partir dos momentos ou fases:
a) A fase artesanal destaca a instrução sobre a própria experiência docente e algumas regras ou conselhos, no qual o mestre é um sábio ou uma autoridade moral para instruir os demais;
b) A fase metódica ou mediadora, que representam a primeira sistematização dos processos de ensino-aprendizagem. Enquanto o curriculum tem um caráter globalizador e transformador, a Didática surge como artifício universal para ensinar a todos, todas as coisas.
Comenio constrói o primeiro sistema didático que é conhecido de metodológico, no qual se define mais claramente o campo semântico, não somente nas origens, mas na literatura atual. Detrás desse método está a intencionalidade educativa, onde o ideal educativo é a formação humana.
c) A fase da explicação filosófica aportará certos princípios de ação didática ao tempo que fundamenta teoricamente a ação;
d) A dimensão aplicativa quase simultânea com a reflexão filosófica, ganha força, pois é baseado