Evolução da ciência psicológica
Prof: Sofia Mendes
Texto 1 :A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA PSICOLÓLICA IN:BOCK;Ana Maria:Psicologias:uma introdução ao estudo de psicologia
PSICOLOGIA E HISTÓRIA:
-Por trás de qualquer produção material ou espiritual,existe a História.
-Para compreender a diversidade com que a psicologia se apresenta hoje é indispensável recuperar sua história.
-A história de sua construção está ligada,em cada momento histórico, às exigências da humanidade,às demais áreas do conhecimento humano e aos novos desafios colocados pela realidade econômica e social e pela insaciável necessidade do homem de compreender a si mesmo.
A PSICOLOGIA ENTRE OS GREGOS:OS PRIMÓRDIOS:
-É entre os filósofos gregos que surge a primeira tentativa de sistematizar uma Psicologia.O próprio termo psicologia vem do grego psyché,que significa alma,e de logos,que significa razão.
Portanto,etimologicamente,psicologia significa “estudo da alma”.A alma ou espírito era concebida como a parte imaterial do ser humano e abarcaria o pensamento,os sentimentos de amor e ódio,a irracionalidade,o desejo,a sensação e a percepção.
-Os filósofos pré-socráticos preocupavam-se em definir a relação do homem com o mundo através da percepção.Discutiam se o mundo existe porque o homem o vê ou se o homem vê um mundo que já existe.
Havia uma oposição entre os idealistas(a idéia forma o mundo) e os materialistas(a matéria que forma o mundo).
-É com Sócrates que a Psicologia ganha consistência.Sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais.Desta forma,postulava que a principal característica humana era a razão.
-Ao definir a razão como peculiaridade do homem ou como essência humana,Sócrates abre um caminho que seria muito explorado pela Psicologia.
-O passo seguinte é dado por Platão que procurou definir um “lugar”para a razão no nosso próprio corpo.Definiu esse lugar como sendo a cabeça,onde se