Camarão Mantis
Segundo a Reuters, o animal, apelidado "separador de dedões", por suas potentes garras, enxerga o mundo em até 12 cores primárias, quatro vezes a capacidade de visão humana. E pode medir até seis tipos diferentes de polarização de luz - a polarização é a direção da oscilação em ondas de luz.
O camarão mantis é conhecido em português com “tamarutaca”. Trata-se de poderoso crustáceo predador, que é marcante pelo seu pequeno porte e força, realmente, descomunal.
Como diz o Salmista em Salmos 104:25:
Eis o mar vasto, imenso, no qual se movem seres sem conta, animais pequenos e grandes.
Um desses animais é o camarão mantis. Apesar de ser parente direto dos outros camarões, o mantis possui uma característica exclusiva e altamente especializada.
No mar aberto o mantis é capaz de arrebentar carapaças de caranguejos, de caracóis, de lagostins e até mesmo pedras que se encontrem em seu caminho.
Esse pequenino animal possui um antebraço que é capaz de se mover à inacreditável velocidade de 80 kilometros por hora. Tal força é capaz de criar enorme força de vácuo bem com um verdadeiro flash de luz ao chocar-se com outro objeto.
O mantis não é recomendado para aquários domésticos já que possui força suficiente para arrebentar com o vidro do mesmo. Para conseguir quebrar o vidro de um aquário o mantis precisa gerar o equivalente a mais de 400 mil watts de força/por cada quilo de músculo. Algo que nenhum ser vivo do planeta é capaz de fazer. O camarão mantis, todavia, consegue essa proeza, praticamente impossível, apenas acumulando a energia gerada por seus próprios músculos. Primeiro ele trava o ante-braço numa determinada posição e começa a contrair os músculos