Marketing Social
1.Introdução
O presente trabalho enquadra-se na cadeira de Marketing, e tem como tema Marketing Social. O objectivo é discutir sobre a importância do Marketing Social para a imagem das empresas. As empresas vivem um momento no qual torna-se cada vez mais difícil o aumento de participação de suas marcas no mercado, especialmente a fidelização de clientes. Afinal, com tantas opções de produtos e fornecedores, eles foram ficando ainda mais exigentes e conscientes do seu poder, o que faz com que as empresas estejam sempre em busca de um diferencial para conquistá-los e mantê-los.
Talvez por isso, o Marketing vem sofrendo grandes transformações nos últimos tempos. Agora, os produtos e serviços que antes eram avaliados pelo seu desempenho e preço, passaram a ser analisados também pela responsabilidade social dos seus fabricantes e fornecedores.
Marketing Social por quem entende do assunto: “O marketing social é o projecto, a implementação e o controle de programas que procuram aumentar a aceitação de uma ideia ou prática social num grupo alvo” Kotler.
O Marketing Social tem ganhado corpo nos últimos anos, na medida em que empresas e instituições se conscientizam da necessidade de comprometer-se definitivamente com a comunidade, em contrapartida ao apoio que esta lhes empresta, comprando seus produtos e serviços, disponibilizando-lhe mão-de-obra e, muitas vezes, oferecendo-lhe benefícios para a sua instalação e funcionamento (como a isenção de impostos, em muitos casos).
Para realização deste trabalho foi com base, em consultas bibliográfica e a internet que serão indicadas na página bibliográfica deste trabalho.
2. Conceitos de marketing
Marketing é a actividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos dos clientes, através dos processos de troca. Ou seja, para haver Marketing tem que haver troca. O conjunto de acções de Marketing tem como objectivo vender seu produto para um consumidor, reter seu cliente,