Projeto de Poesia
Angélica Maria Theza Loures
Apresentação
“Um poeta é sempre irmão do vento e da água: deixa seu ritmo por onde passa” (CECÍLIA MEIRELES).
Os caminhos para a cultura são muitos, porém poucos têm acesso a ela se a escola não proporcionar:
"A singularidade da "minha" escola é transformar os conteúdos escolares a ponto de colocar em primeiro plano a obra-prima e a alegria que o aluno pode extrair da obra prima; uma escola que ambiciona confrontar o aluno com as conquistas humanas essenciais, na esperança de que ele alcance assim as alegrias essenciais”. (GEORGES SNYDERS) Considerando que numa turma de primeiro ano, a leitura e a escrita são trabalhadas de forma prioritária, é importante o educador propor atividades lúdicas que favoreçam a evolução tanto na escrita quanto na leitura, utilizei neste projeto, sobretudo a linguagem visual e auditiva dos alunos, aproveitei esse encantamento da poesia para trabalhar de forma interdisciplinar, despertando nos alunos o gosto pela leitura e ela escrita. O projeto se estendeu por 8 aulas e como culminância, cada criança apresentou seu livrinho com todas as poesias estudadas e uma caixinha com todos os personagens das poesias, essa caixinha é um conto te fadas, onde elas contaram e continuarão contando histórias variadas inventadas por elas. Escolhi Vinicius de Moraes para homenageá-lo pelo seu centenário e por ser um autor que sempre se preocupou com a infância.
Essa oportunidade das crianças terem acesso ao universo literário de Vinícius de Moraes, mobilizado pela poesia, música, encenações, recitações de poesias, danças, etc.; levou-as a constituírem uma relação diferenciada com linguagem, ampliando seu vocabulário e, consequentemente tornando-os futuros leitores e produtores de textos competentes.
Caracterização da Escola e da turma
A Escola Municipal “Dr. Francisco de Barros” está localizada na Praça Governador Valadares s/n, Astolfo Dutra, Minas Gerais. E equipe