Evolução computacional
Aluno: Kassio Fernandes.
Curso: Administração. Disciplina: Tecnologia da informação.
Professor: Eliomar Lucio
Evolução Computacional
Introdução:
O objetivo do presente trabalho e esclarecer as cinco gerações da evolução computacional, quando surgiu, e como eram os computadores utilizados em cada época, e vem também mostrar o que mudou desde o inicio da evolução ate os dias de hoje.
Evolução computacional
A classificação de gerações teve um marco inicial na década de 50. Existe certo consenso na definição das três primeiras gerações, mas os historiadores e autores de informática não chegarão a um acordo quanto às datas.
A primeira geração ocorreu no período de 1940 a 1952, ela e constituída por rodos os computadores construídos a base de válvulas a vácuo e cuja aplicação fundamental se deu nos campos científico e militar. Utilizavam como linguagem de programação a linguagem de maquina e como uma única memória para armazenar informações os cartões perfurados e as linhas de retardo de mercúrio.
Na segunda geração que foi de 1952 a 1964. Houve a substituição da válvula pelo transistor que deu inicio a chamada segunda geração de computadores. As maquinas ganharam mais potencia e confiabilidade, com redução de tamanho e consumo, o que as tornavam muito mais praticas. As áreas de aplicação desta época foram alem da cientifica e militar, a administrativa e gerencial. Começaram a ser utilizadas linguagens de programação mais evoluídas, como as linguagens de montagem e algumas das chamadas de alto nível. Alem disso os núcleos de Ferrite,a fita magnética e os tambores magnéticos começaram a ser utilizados.
Na terceira geração (1964-1971) o elemento mais significativo e o circuito integrado surgido em 1964 e que consiste no encapsulamento de uma grande quantidade de componentes discretos (resistências, condensadores, diodos e transistores), instalando-se um ou