Evolução dos sistemas computacionais e operacionais
Sistema computacional
Nos anos 40 começou a utilização dos computadores, mais seu uso era restrito militar e cientifico. A marinha americana juntamente com a universidade de Harvard desenvolveu o computador Marck 1 que ocupava 120 m³ e multiplicava dois números de 10 dígitos em 3 segundos.
A ENIAC que terminou sua fabricação em 1946 ele realizava 5000 multiplicações por segundo ocupava 3 salas com 72 metros e pesava cerca de 30 toneladas.
Von Neumann 1945 tinha uma proposta que a memória fosse armazenada no computador. Essa proposta foi implementado no computados da IAS em 1952. A UNIVAC baseado na teoria de Von Neumann, ela possuía 20m e pesava 5 toneladas, recebendo informações por carões magnéticos, foi um dos primeiros computadores comerciais.
Com a invenção dos transistores que são pequenos dispositivos que transferem sinal eletrônico através de uma resistência, eram menores, não precisavam de pré-aquecimento, consumia menos energia e entre outros benefícios. O primeiro modelo feito com transistores foi o TRADIC, depois a IBM 140, a IBM 7094, a IBM TX-O.
Nos anos 50 foi procurado outros métodos para maior armazenamento de dados a solução encontrada foi o disco magnético que gravava qualquer dado em menos de um segundo .
Os circuitos integrados são um conjunto de elementos básicos com material semicondutor que implementa funções lógicas digitais e analógicas integradas, seguindo essa mesma linha vieram os computadores com ele implementado, diminuindo o custo de produção, baixo consumo de energia entre outros. Um dos primeiros modelos a utiliza ló foi o Burrough B-2500, o PDP – S da DE primeiro minicomputador comercial, Intel 4004 entre outros.
Sistemas operacionais
A programação em batch e o conceito de sistema operacional desenvolvido por volta de 1955-1965. Executava vários comandos através de cartões perfurados.
Por volta dos anos 60 os sistemas operacionais iam se desenvolvendo