Atividades realizadas em um cd
Recebimento Put-Away Estocagem Separação Stage-out Expedição
Recebimento
Controle e programação das entregas; Recebimento físico do material; Recebimento fiscal do material; Checagem da Nota Fiscal x Pedido de Compra e da Nota Fiscal x Material Recebido; Checagem visual da integridade do material, das embalagens e das datas de vencimento dos produtos.
Put-Away
Atividades de pre-estocagem (paletização, repaletização, aplicação de filmes strech, colocação de etiquetas, etc). Leitura do código de barras; Definição do local de endereçamento do pallet;
Transporte do pallet até a área de Estocagem.
Gestão dos sistemas de Endereçamento e de Localização dos estoques.
As falhas no endereçamento, aumentam os custos opercionais do CD, pois geram mais deslocamentos e não otimizam os espaços disponíveis para armazenagem. . O objetivo do sistema de localização de estoque é registrar o paradeiro de cada item enquanto ele está no armazém.
Sistemas de Localização do Estoque
Os sistemas de localização dos estoques se enquadram em 3 categorias básicas:
sistemas de memória sistemas com localização definida ou fixa sistemas com localização aleatória
Sistemas de Localização do Estoque
Sistemas de Memória
– Dependem da memória das pessoas responsáveis pela colocação e retirada do material da estocagem. – Funcionam relativamente bem quando apenas uma pessoa trabalha em uma determinada área de estocagem, quando existem poucos SKUs e quando o número de locais diferentes de estocagem é reduzido.
Sistemas de Localização do Estoque
Sistemas com Localização Definida ou Fixa
– É estabelecido para cada SKU um local específico e único de estocagem. – Em um sistema de localização definida ou fixa, a localização do item é sempre conhecida. – Um certo item será sempre estocado em seu local definido e não se poderá guardar nenhum outro item ali, mesmo que ele esteja vazio.
Sistemas de Localização do Estoque