Historia da amd
Sediada em Sunnyvale, Califórnia, hoje a AMD fornecedora mundial de circuitos integrados para os mercados de computadores pessoais e de rede, bem como para o mercado de comunicação, com fábricas nos Estados Unidos, Euopa, Japão e Ásia.
Tanto a intel como a AMD tem uma história bem parecida em relação ao desenvolvimento tecnológico de seus produtos. Na verdade, seus primeiros chips sempre utilizavam tecnologias que a intel já havia implementado meses antes. Isso deixou a AMD um passo atrás de sua concorrente durante muito tempo. Hoje isso mudou: Um dos seus processadores mais populares, o ATHLON, top de linha da empesa (fica atrás somente dos novos ATHLON 64, que ainda não chegaram a "emplacar" 100%.), tem desempenho superior ao do pentium 4 com menor preço.
AMD 286A
Em 1982, a AMD lançou no mercado um dos seus primeiros processadores, o 286A. Ele vinha nas velocidades de 12Mhz e 16Mhz, e não representava um grande avanço tecnológico, porém tinha alguns recursos muito interessantes. Um deles era o emulador SEM, que possibilitava ao programa sair do modo de proteção, coisa que o intel 286 não podia fazer.
_____________________________
AMD 386
No início de 1985, a AMD lançou uma versão do antigo 286 com algumas melhorias, o processador 386. Assim como o 386 da intel, este novo pocessador possuia suporte de 32Bits e vinha com velocidades entre 16Mhz a 40Mhz. A exemplo da intel, a AMD fez duas versões deste produto. Uma com o novo suporte de 32Bits (DX) e outra apenas com o antigo 16Bits (SX).
386sx: <--- e 386 DX.
_____________________________
AMD 486
Desde que a intel lançou o modelo 80486, a AMD