SISTEMAS OPERACIONAIS
1
PROF JOÃO CARLOS C BORGES
Visão Geral
“As coisas são sempre melhores no começo” (Blaise Pascal)
1. INTRODUÇÃO
Um computador sem software nada seria. O software pode ser dividido, a grosso modo, em duas categorias: os programas do sistema, que gerenciam a operação do próprio computador, e os programas de aplicação, que resolvem problemas para seus usuários.
O mais importante dos programas de sistema é o sistema operacional, que controla todos os recursos do computador, e fornece a base sobre a qual os programas aplicativos são escritos.
Um sistema operacional, por mais complexo que possa parecer, é apenas um conjunto de rotinas executado pelo processador, de forma semelhante aos programas dos usuários. Sua principal função é controlar o funcionamento de um computador, gerenciando a utilização e o compartilhamento dos seus diversos recursos, como processadores, memórias e dispositivos de entrada e saída.
Sem o sistema operacional, um usuário para interagir com o computador deveria conhecer profundamente diversos detalhes sobre hardware do equipamento, o que tornaria seu trabalho lento e com grandes possibilidades de erros.
A grande diferença entre um sistema operacional e aplicações convencionais, é a maneira como suas rotinas são executadas em função do tempo. Um sistema operacional não é executado de forma linear como na maioria das aplicações, com início, meio e fim.
Suas rotinas são executadas concorrentemente em função de eventos assíncronos, ou seja, eventos que podem ocorrer a qualquer momento.
2. O SISTEMA OPERACIONAL - FUNCIONALIDADES
O Sistema Operacional é o software que controla todos os recursos do computador e fornece a base sobre a qual os programas aplicativos são escritos e suas principais funcionalidades são: Máquina Virtual ou Estendida e Gerente de Recursos.
2.1.
O SISTEMA OPERACIONAL VISTO COMO UMA MÁQUINA ESTENDIDA
Programar em nível de arquitetura é uma tarefa ingrata para qualquer