sociologia resumo 1
Individualismo e coletividade
Coletividade: resultado das interações entre os indivíduos
Individualidade: Conjunto de características que distingue as pessoas, como particulares, únicas, originais. É compatível com a ideia da vida em sociedade.
Indivíduo: Alguém considerado particularmente, em relação ao grupo a que pertence.
Individualismo: comportamento de um indivíduo egoísta, que busca satisfações particulares e não é solidário e dá sentido à vida se tiver benefício próprio.
Sociedade: geralmente pode ser entendida como um conjunto de indivíduos vivendo em um determinado momento e lugar, seguindo as mesmas normas e valores, falando a mesma língua, compartilhando a mesma cultura.
Pensamento sociológico: se preocupa em investigar e explicar a vida social.
Os fundadores da sociologia: Augusto Comte (1798-1857), Karl Marx (1818-1883), David Émile Durkheim (1858 -1917), Max Weber (1864-1920). Todos estudaram as formas de organização da sociedade e buscaram trabalhar questões que tinham significação histórica, enfocando, por exemplo a formação do capitalismo. Tentarão explicar os acontecimentos sociais de sua época. Consideraram as relações sociais, os comportamentos sociais, as instituições sociais, a ideologia, a cultura, as relações de trabalho.
A sociologia: Surgiu no século XIX foi trabalhada por cada um dos fundadores especificamente, Comte e Durkheim se preocuparam em ordenar essa sociedade que nascia e Marx se debruçou sobre as possíveis mudanças radicais nela, Weber tentou compreendê-la a partir das motivações dos comportamentos individuais.
Postura neutra: tenta explicar sem intervir ou mudar a realidade.
Postura crítica e revolucionária: tenta explicar e mudar a realidade.
Liberdades individuais e coerção social
Quando se diz que nossa liberdade é cerceada quer expressar que ela é limitada. Um exemplo somo nós ao nascer, pois já encontramos uma sociedade pronta com leis, normas, valores, instituições. Durkheim em sua obra