Derrame de trapp
O derramamento de trapp que ocorreu há milhões de anos, na erosão central do Brasil chegando próximo à Argentina. Com essa erupção vulcânica houve uma abertura do solo, do terreno ao redor foram formados desdobramentos, os desdobramentos Brasília (lado de Goiás) e pequenos morros pelo lado de Minas Gerais. A lava decorrente do Derrame de Trapp após se resfriar formou o basalto.
Trap basáltico, ou simplesmente Trap: denominação originada da palavra sueca trappa, significando degrau, para a morfologia originada nas encostas de áreas onde houve sucessivos derrames de lavas basálticas. Por extensão a expressão também é utilizada para se referir ao próprio derrame de lavas basálticas superpostas (cf. Trap do Paraná). A morfologia em degrau é formada pela erosão diferencial dos derrames de lava: o topo e a base de cada camada é mais suscetível à erosão devido à disjunção colunar, ficando realçado a parte central mais maciça, chamada de entablamento.
Na figura ao lado pode-se observar no mínimo quatro derrames superpostos, suas estruturas colunares e a típica morfologia em degraus.
Na literatura geológica encontra-se autores que associam a palavra trap à rocha basáltica em si, caracterizando a expressão como obsoleta. Acreditamos que a correta associação da palavra com a típica morfologia de encostas em degraus é útil na descrição geomorfológica, por isto optamos por