sociologia resumo 2
b) Durkheim pensou nas instituições sociais originadas com a divisão do trabalho e conceituou 'solidariedade' para expressar as maneiras de agir que se tornam habituais e impelem as pessoas a seguirem os padrões de comportamento social. Para ele a sociedade funcionaria como um organismo e os grupos seriam solidários entre si, mas acaso a conduta social passasse a ser violenta e a não seguir as normas e a regulamentação social, a sociedade ficaria doente, anômica. Ex: latrocínio. Caberia, então ao sociólogo detectar as causas da anomia e apontar procedimentos para a recuperação do bom funcionamento social.
Trabalho e produção
Em sentido amplo 'trabalho' é toda potencialidade realizada em fazer humano processual e dinâmico. Marx e Engels conceituaram o trabalho como um processo entre o homem e a natureza mediante atividade racional humana. É um ato de criação.
A primeira divisão do trabalho foi sexual, entre homens e mulheres e se deu nas sociedades primitivas. Com o desenvolvimento da noção de propriedade a divisão do trabalho passou a ser social (funcional). Logo, a concepção sofreu mudanças históricas. A civilização foi justamente trazida por uma era de guerras, a propriedade se originou do domínio de uns sobre outros e possibilitou a escravização. Para ter uma ideia, no séc. XV e XVI houve a Revolução Comercial e as Grandes Navegações, nos séc. XVIII,