Evoluçao computacional
1945-1955
O início da segunda guerra mundial surgiram os primeiros computadores digitais, constituídos por milhares de válvulas, ocupando áreas enormes e de funcionamento lento. ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador digital de propósito geral, criado para a realização de cálculos balísticos, a estrutura do ENIAC possuía 18 mil válvulas, 10 mil condensadores, 70 mil resistências e pesava 30 toneladas. Quando em operação, consumia cerca de 140kW e era capaz de realizar cerca de 5 mil adições por segundo.
1956-1965
Surgimento do transístor e das memórias magnéticas contribui para um enorme avanço na evolução dos computadores.
Transístor permitiu o aumento da velocidade e da confiabilidade do processamento, e as memórias magnéticas permitiram o acesso mais rápido aos dados, maior capacidade de armazenamento e computadores de menores dimensões.
1966-1980
Substituição das fitas por discos no processo de entrada dos programas tornou o processamento batch mais eficiente, pois permitia a alteração na ordem de execução das tarefas, até então, puramente seqüencial. Mais tarde, seria também utilizado em impressão.
1981-1990
Além do surgimento de equipamentos com múltiplos processadores, foram introduzidos processadores vetoriais e técnicas de paralelismo.
As redes de computadores difundiram-se por todo o planeta, permitindo o acesso a outros sistemas de computação, independentemente de sua localização geográfica. Os softwares de rede passaram a estar intimamente ligados.
1991- ...
Grandes avanços em termos de hardware, software e telecomunicações, como consequências da evolução das aplicações.
Surgem sistemas especializados, multimédia, bancos de dados distribuídos, inteligência artificial, computação gráfica entre outras áreas.
Novas interfaces homem-máquina serão utilizadas, como linguagem natural, sons, imagens, tomando esta comunicação mais inteligente, simples e eficiente.
2008
A HP está