Evolucao Da Familia Trabalho Apresentado P Compensar Faltas
A família funciona assim como o lugar onde se aprende a viver, a ser e a estar, e onde se inicia o processo de consciencialização dos valores inerentes á sociedade.
Esta surge com direitos e deveres, portanto, é detentora de um importante papel educativo, sendo também o principal motor de desenvolvimento das capacidades cognitivas e na estruturação das características afectivas das crianças.
Sendo a instituição mais privilegiada da educação, tem sido alvo de inúmeras mudanças ao longo das últimas décadas, as quais importa conhecer e analisar. Não podemos pensar que a estrutura familiar é estanque e imóvel face ás mudanças sociais, económicas e politicas que ocorreram, portanto, o conceito familiar existente em 1960 é totalmente diferente da realidade actual.
Nos últimos cinquenta anos, no Ocidente, a família modificou as suas estruturas e organizou-se de diversas formas tendo em conta os novos valores vigentes.
O tradicional conceito de família pode-se definir como o conjunto de pessoas que residem no mesmo alojamento e que possuem relações de parentesco entre si. Este tipo de família era geralmente extenso (constituída por avós, maternos, paternos ou ambos, pais e filhos) apresentando um elevado número de indivíduos de várias gerações, residentes no mesmo local.
A estrutura familiar obedecia a uma determinada organização com papéis e funções bem definidas para cada elemento e por este mesmo motivo não pode ser considerada um