Psicologia social
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ATPS:
PSICOLOGIA SOCIAL
Trabalho apresentado integrante da grade curricular do Curso de Serviço Social – 4 º Semestre, para Psicologia Social
Pindamonhangaba-SP
Setembro/ 2012
Introdução
Vivemos numa selva de pedra, brigando por um lugar ao sol cada dia que passa, e com isso nos sentimos não muito diferentes dos animais que brigam pela sobrevivência, já que seu espaço foi quase qu totalmente dominado pelo homem.
Analisaremos a consequência social desta vivência, passando por uma análise do filme Tropa de Elite e BOPE, nos quais retratam uma dura realidade vivida por policiais e favelados que quase sempre tem suas vidas ceifadas pela violência como forma de sobrevivência.
Relatório
O filme a “Tropa de Elite”, narra um lado diferente da polícia, aonde mostra o lado do favelado em uma sociedade totalmente excludente e marginalizada por falta muitas vezes de opção. Na Tropa de Elite tenta mostrar o lado bom da Polícia: honesta, atenta aos valores morais e de uma sociedade justa e leal, onde não exixte corruptos e desonestos no Bope – digamos que pela ótica do filme, o Bope é a única instituição brasileira, diria até mesmo mundial, incorruptível. Os policiais têm suas famílias, mas vive sob tanta pressão que sacrificam suas vidas familiares, para cumprir fielmente seu dever de levar a justiça e a ordem à favela e proteger a sociedade.
Dessa forma justifica que os os policiais do Bope existentes no Rio de Janeiro e no Distrito Federal, entre na favela matando todo mundo. Não interessa quem morre, "guerra é guerra", frase usada pelo Capitão Nascimento, no filme.
Num país em que um trabalhador ganha salário mínimo e não pode viver com dignidade se alimentando de carne todos os dias, com é a lei pra os criminosos que vão para a cadeia e não podem passar um dia sequer