evolucao da cooperacao para o desenvolvimento
A Cooperação Descentralizada em Cabo Verde
--O caso do Municipio do Tarrafal de Santiago--
MarilânciaPatricia Fernandes Rodrigues
Praia
2015
DEDICATÓRIA
AGRADECIMENTOSINDICE
LISTA DE SIGLAS
RESUMO
A cooperação para o desenvolvimento sofreu profundas alterações com o aparecimento de novos atores para alem dos Estados nas relações internacionais.Com esses novos atores houve uma evolução no panorama da cooperação. Assim a cooperação descentralizada tida como um dos modelos da cooperação para o desenvolvimento, e definida como um novo enfoque das relações de cooperação que busca estabelecer relações directas com órgãos de representação local e estimular suas próprias capacidades de projectar e elevar a cabo iniciativas de desenvolvimento com a participação directa dos grupos de população interessados levando em consideração seus interesses e seus pontos de vista sobre o desenvolvimento. Este conceito esta estritamente ligado a acções específicas de desenvolvimento local ou comunitário.
A cooperação descentralizada pode assumir varias formas: cooperação intermunicipal, geminações, protocolos de colaboração e cooperação.
Cabo Verde sendo um pais de poucos recursos recursos após a independência optou por programas de cooperação com outros Estados a nível internacional. Este pela falta de recursos vivendo apenas de programas de ajuda e cooperação pode ser considerado um exemplo para avaliar o grau de sucesso da cooperação descentralizada tomando como exemplo o casa especifico do Município de Tarrafal de Santiago, este que pela falta de recursos tem, procurado soluções para o desenvolvimento local e sustentável.
ABSTRACT
The development cooperation has undergone profound changes with the emergences of new actors beyond the states in international relations. With this new actors there was a evolution in the scene of cooperation. So, the decentralized cooperation