Evolu O Da Inform Tica
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA
A evolução da informática em paralelo com a engenharia de produção.
1º Bruno Rocha Werneck
2º Anderson Cesar da Silva
3º Aníbal Pereira da Silva
4º Marcio Guilherme Alves Vasconcelos
5º Arthur Henrique Lima
Valença/RJ
Março de 2015
INTRODUÇÃO: Os primordios da informática.
A informática teve seu primeiro passo em 1642, quando o matemático e filósofo francês Blaise Pascal cria a primeira calculadora do mundo.
Desde então iniciou-se muitas pesquisas a respeito do assunto, que se aprofunda apenas em 1847, quando o matemático inglês George Boole cria o primeiro sistema binário (0 e 1), com isso possibilitou a criação de processadores, que trabalhavam interpretando a sequência de 0 e 1 e transformando-a em alguma informação. SURGIMENTO DOS PRIMEIROS SISTEMAS
Como a informática ainda estava no caminho da evolução, era comum que uma pessoa projetasse e programasse um computador para tarefas necessárias, porém esses computadores sempre necessitava de intervenção humana e não podiam usar rotinas programadas.
A partir de 1969, surgiu um sistema operacional chamado UNIX, um software mais objetivo e simplificado.
UNIX - IMAGEM ILUSTRATIVA
Fonte: oldcomputers.net
1º Ciclo (1969 - 1979)
Nesse período surgiu o Telnet, “Protocolo de Terminal Virtua”, que tinha como principal função interligar um ou mais computadores a uma rede.
Graças a essa tecnologia temos hoje em dia o que é conhecido de internet.
Com essa nova tecnologia foi possível que as pessoas se relacionassem de forma mais eficaz, melhorando a comunicação e a funcionalidade, tanto em seu ambiente de trabalho ou em seu dia a dia.
2º Ciclo (1980 - 1987)
Nessa época desenvolveu a primeira unidade de disco rígido, como um drive de 5,25″, precursor dos atuais HDs para microcomputadores.
O ST-506 armazenava 5 MBs de dados após formatação, cinco vezes maior que a maioria dos discos