A EVOLU O DA INFORM TICA
Os primeiros computadores surgiram pôr volta da Segunda gerra mundial, e, desde então, tem evoluindo exponencialmente. A evolução deste revolucionário invento da eletrônica foi marcada pelas chamadas gerações de computadores, que brevemente, vamos estudar neste capítulo.
A PRIMEIRA GERAÇÃO
O primeiro computador da era moderna foi o MARKI, construído em 1944 pelo professor Cuken da Universidade de Harward. Era constituído de relés eletrônicos e fora encomendado pela Marinha de Guerra americana para executar cálculos balísticos. Com a atuação decisiva dos militares no desenvolvimento dos computadores, vultosas somas em dinheiro foram exigidas para a construção do Mark, que quando pronto ocupava um prédio de oito andares. Em seguida tivemos o surgimento do ENIAC e do EDSAC com a utilização de válvulas eletrônicas. Estes computadores não eram acessíveis a maioria das empresas da época. Além disso, sua programação era toda baseada em linguagem de máquina, ou seja, montada através de códigos extremamente complexos e trabalhosos. A base de funcionamento de um relé e de uma válvula, é o chaveamento eletrônico, ou seja, permitir a passagem ou não de energia para uma área determinada do circuito.
A SEGUNDA GERAÇÃO
Com o surgimento dos transistores, componentes eletrônicos feitos de materiais semicondutores, como o Silício e Germânio, em substituição as válvulas e relés, ingressamos na Segunda geração. As vantagens apresentadas pelos equipamentos dessa geração em relação aos anteriores foram: Redução de tamanho, sensível diminuição no consumo de energia elétrica, concepção de máquinas mais poderosas e velozes, além de um significativo barateamento na produção. E, no rastro dessa evolução surgiram as primeiras linguagens de programação em alto nível, como BASIC, COBOL e FORTRAN. Entenda-se pôr linguagem de alto nível, como sendo aquela que propicia um ambiente de programação mais próximo à linguagem natural (linguagem humana),