Sociologia
A população brasileira: diversidade nacional e regional e a formação da diversidade brasileira
A diversidade sociocultural que existe em nosso país está também relacionada com a reflexão sobre a questão da raça, das etnias e do preconceito, bem como com a migração e do estrangeiro. É importante o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a diversidade sociocultural brasileira e, com base nesse olhar, urge refletir sobre a própria realidade. Pode-se abordar o tema da diversidade sociocultural sob os mais diferentes pontos de vista: histórico, geográfico, socioeconômico, entre outros. Aqui, porém, enfocaremos a diversidade sob a perspectiva sociológica, estabelecendo, sempre que possível, um diálogo com outras disciplinas.
Para tanto, a proposta de iniciar com uma reflexão sobre a diversidade brasileira para depois refletir sobre as tensões na formação dessa diversidade faz-se necessária.
Compreendemos que a questão da diversidade não poderá ser esgotada aqui. Ela é o eixo transversal que corta a discussão sobre cultura, sobre o mercado de trabalho ou sobre a questão da violência. No que tange à formação de nossa diversidade sociocultural, abordaremos a migração, refletindo sobre os motivos que levam os indivíduos a deixar o seu lugar de nascimento. É importante que tomemos consciência de que a construção da diversidade não se dá de forma tranquila e que disputas por poder estão, muitas vezes, camufladas por trás de certas atitudes. Para abordarmos a questão da diversidade sociocultural brasileira, trazemos pesquisas estatísticas com dados socioeconômicos, apresentando números das diversas regiões do país, de modo a possibilitar uma comparação com os dados relativos ao Brasil.
A população brasileira: diversidade nacional e regional
A diversidade é construída, muitas vezes, com base na desigualdade de condições de vida. A questão da diversidade nacional e regional pode ser pensada tanto no âmbito cultural como por meio do