O Que Diz Molero
1. O Que Diz Molero, Dinis Machado
2. Romance
3.1. Li o livro sem dificuldade
4.1. Gostei razoavelmente
4.2. Não existem capítulos ao longo do livro e o autor substitui-os com espaços em branco o que por vezes leva a alguma confusão por parte do leitor devido à repentina mudança de tema.
De início não se percebe quem é que está a falar e sobre quem e só ao longo do livro é que se vai percebendo.
5. O Que Diz Molero é uma obra que é desenvolvida a partir do diálogo de duas pessoas, Austin e Mister Deluxe, sobre o que diz Molero sobre um outro rapaz do qual o autor não nos apresenta o nome. Estes dois indivíduos que são inspectores e Molero trabalha para eles e teve de fazer um relatório sobre o rapaz. Este relatório começa na infância do rapaz, com todas as aventuras e as pessoas que marcaram a sua infância: o pai que jogava bowling com as garrafas vazias depois de as ter bebido, Leduc que fez um Cristo perfeito e acabou numa cadeira de rodas, entre outros.
6. Molero apresenta-se como uma personagem subjectiva e incisiva durante todo a obra, ou seja, no seu relatório uma vez que apresenta os momentos mais importantes na vida do rapaz sem dar a sua opinião.
Austin e Mister Deluxe por outro lado estão sempre a opinar em relação à vida do rapaz e das pessoas que vão aparecendo ao mesmo tempo que criam histórias com base no relatório, não se cingindo à realidade.
7. “ “Teve uma infância estranha”, disse Austin. “Em última análise, todas as infâncias o são”, disse Mister Deluxe.”
Este excerto dá início à obra dando assim a entender que irá começar pelo início, ou seja, pela infância do rapaz e o autor consegue também perceber de imediato que a infância do rapaz vai ter diversas peripécias e momentos caricatos.
Dinis Ramos Machado (Lisboa, 21 de Março de 1930 - Lisboa, 3 de Outubro de 2008) foi um jornalista e escritor português.
Viveu no Bairro Alto, na Rua do Norte, até 1963, quando se casou aos 34