EVOLU AO DA CONTABILIDADE
PATRIMÔNIO
EVOLUÇAO DA CONTABILIDADE
Primeiramente, a contabilidade preocupava-se basicamente com as informações financeiras, visando o atendimento das obrigações fiscais e legais.
Com a evolução tecnológica e a ampliação das necessidades sociais, como um todo, houve também a ampliação do leque de usuários potenciais da contabilidade, criando-se a necessidade da empresa evidenciar suas realizações para a sociedade, contrariamente ao que acontecia antigamente, quando a contabilidade tinha por objetivo informar apenas ao proprietário qual o lucro obtido pela empresa em determinado período.
Com o surgimento do mercado globalizado que acirrou a concorrência, a informação contábil tornou-se imprescindível e estratégica para a subsistência e criação de vantagem competitiva para possibilitar que as empresas locais competissem com as grandes corporações transnacionais, e para que estas dispusessem das informações necessárias para poder avançar e expandir mundialmente.
Nos dias de hoje, a contabilidade é uma ferramenta de gestão que permite não somente o controle das movimentações de recebimentos, custos e despesas, como permite previsões, gestão de estoques, negociação com fornecedores e clientes e entre outras coisas, permite o controle tributário para a empresa.
Sem dúvidas, a contabilidade é uma ferramenta indispensável na gestão empresarial moderna; Cálculos contábeis se bem utilizados são dados que fazem diferença entre decisões de sucesso e falência sobretudo quando trabalhamos com altos risos em algumas situações.
O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro.
Do ponto de vista contábil, não são considerados os bens, direitos e obrigações que não têm valor econômico, quer dizer, que não podem ser avaliados em moeda.
O contabilista pode controlar o dinheiro, os imóveis, as mercadorias, as contas a receber,as dívidas e demais bens, direitos