ORIGEM E EVOLU O DA CONTABILIDADE
789 palavras
4 páginas
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADEA contabilidade é uma prática antiga que era realizada de forma rudimentar antes mesmo de existir os números e a escrita, que surgiu na antiguidade junto com a necessidade do homem de identificar se o seu rebanho aumentava ou diminuía a cada inverno, tal processo era feito com o auxilio de pedrinhas, ou seja, havia a crescente necessidade de avaliar, fiscalizar e monitorar as riquezas geradas. Dentro deste contexto apareceram as primeiras formas de inventário, dando assim ao homem maior controle sobre suas posses ao passar de cada estação.
Antes da invenção do papel, ou de sua versão mais arcaica o papiro, placas de barro era utilizadas como relatórios, através de símbolos gravados em sua superfície, fichas de barro também eram utilizados. Segundo Maria Martins:
As fichas de barro representavam mercadorias utilizadas em transações comerciais, que podiam ser animais ou mesmo produtos agrícolas, cuja movimentação chamamos hoje de entrada e saída de ativos, débito e credito e por extensão Partidas Dobradas. (MARIA MARTINS, 2001, p.111)
No Egito antigo ocorreu um grande passo no aprimoramento da contabilidade, agora com a ajuda do papiro, invenção dos egípcios. Segundo Maria Martins: “[...], por volta do ano de 2.000 a.C. já havia a obrigatoriedade dos livros e documentos comerciais, sendo a escrituração das contas, baseadas no valor da moeda egípcia da época.”
Os templos religiosos também exerciam o controle sobre a economia e a escrituração contábil. Na bíblia no livro de Jó, são relatados oscilações de patrimônio.
Assim, fundamentado em tais eminências, não podem restar incertezas de que junto com o progresso das civilizações, a Contabilidade foi surgindo. No princípio de forma mais arcaica, de acordo com realidade de cada época, tudo dentro do contexto do desenvolvimento contábil.
Para a contabilidade se mostrar como nos dias atuais o processo de desenvolvimento foi longo, como citado acima, começou nos primórdios. A