Evolu o Hist rica da Contabilidade
Dinâmica da Profissão Contábil – 1º Semestre
Camila Otim, Gabriela Almeida, Lucas Daniel, Renata Marques, Taís Soares, Wallace Freitas.
Evolução Histórica da Contabilidade
Uma Breve Introdução
A contabilidade é considerada uma Ciência Social por estar ligada diretamente à sociedade e à sua evolução. Sua história é tão antiga quanto a história da própria sociedade, alguns historiadores apontam seu início em eras antes de Cristo (6000 a.C.). A necessidade da estruturação e criação da contabilidade nasceu com os primórdios da humanidade, principalmente quando controlar o patrimônio das pessoas se fez necessário para a dinâmica social.
Mesmo que na antiguidade as pessoas não tivessem as referências de calendário, ou estações do ano como possuímos atualmente, ainda assim havia todo um preparo para enfrentar cada período do ano. Durante a primavera e o verão, se aproveitava ao máximo a colheita para fazer suprimentos no inverno, onde era praticamente impossível a colheita em alguns lugares. Dessa forma tornou-se útil calcular o estoque de mantimentos em função do número de pessoas a serem alimentadas.
A natureza ambiciosa do ser humano também justifica o surgimento da contabilidade, pois se certo homem possuía um rebanho ele procurava maneiras para aumentá-lo, isso implicava na expansão de suas riquezas e consequentemente no seu poder perante a sociedade.
1. Origem da Contabilidade
“A contabilidade não é uma ciência exata. Ela é uma ciência social, pois é a ação humana que gera e modifica o fenômeno patrimonial. Todavia, a Contabilidade utiliza métodos quantitativos (matemática e estatística) como sua principal ferramenta.” (MARION, 2009).
Datar precisamente a origem da Contabilidade enquanto atividade implica em buscar a origem das civilizações, uma vez que ela nasce para suprir as necessidades comerciais da sociedade. Na Mesopotâmia a 3500 a.C. as técnicas de cultivo elevaram a produção agrícola, com isso a classe