Perguntas
1- Segundo essa abordagem como se constitui o funcionamento psicológico do homem?
R= O funcionamento psicológico de acordo com a teoria de Vygotsky fundamenta-se nas relações sociais entre os indivíduos e o mundo exterior, em que nessa perspectiva as funções psicológicas são construídas de acordo com a história social do homem em sua relação com o mundo, em que destacam-se dois conceitos. Sendo eles a internalização que é um processo de reconstrução interna, e a medicação que é um processo de intervenção de um elemento em uma reação.
2- Vygotsky fala que a medicação está presente em toda atividade humana. Defina o que é mediação e porque é importante a partir da perspectiva sócio-histórica.
R= A mediação é o ato de servir de intermediário entre pessoas ou grupos. O conceito de mediação na teoria de Vygotsky é o processo de intervenção de um elemento na reação. Este afirma que a relação do homem com o mundo não é uma relação direta, e sim mediada. A partir da perspectiva sócio-historica a mediação é de suma importância pois é vista como central neste processo, e é nele que os fatores psicológicos superiores se desenvolvem. E estas (FPS) estão relacionadas com fatores intencionais tais como: planejamento, memória voluntaria, imaginação, diferente das FPE (fatores psicológicos elementares) que dizem respeito ao que é biológico, nato, entre outros.
3- Quais os tipos de mediadores entre o homem e o mundo? Explique e dê exemplos de cada um deles.
R= Existem dois tipos de mediadores entre o homem e o mundo. Sendo eles os instrumentos e os signos. Os instrumentos (ferramentas) afirmam que toda a atividade social é condicionada pelos aspectos materiais, um exemplo disso são os animais e os humanos, pois os animais não produzem instrumentos específicos, não guardam os instrumentos para uso futuro, e também não preservam sua função como conquista a ser transmitida a outros membros do grupo social. Já os signos são meios auxiliares para solucionar um dado