A Engenharia Do S Culo XXI
SÉCULO XXI
Até onde vamos chegar?
Engenharia: como surgiu?
O conceito de engenharia existe desde a antiguidade,
a partir do momento em que o ser humano desenvolveu invenções fundamentais como a polia, a alavanca e a roda.
Cada uma destas invenções é consistente com a moderna definição de engenharia, explorando princípios básicos da mecânica para desenvolver ferramentas e objetos utilitários.
Desde cerca de 4000
a.C., se delineiam, tanto no Egito como na
Mesopotâmia,
condições material e intelectualmente propícias ao exercício de atividades de engenharia agrícola e arquitetônica. Em 1747, foi fundada na França a primeira escola de engenharia (École Polytechnique). Nessa escola foram compilados e difundidos os conhecimentos da época sobre técnicas de construção e analisados os avanços decisivos da tecnologia de materiais, que foram a raiz da revolução industrial. Destacam-se contribuições tais como a máquina a vapor do engenheiro escocês James Watt, as radicais modificações na produção têxtil devidas à mecanização da indústria e as primeiras experiências sobre eletricidade.
Século XXI
Ao longo do século XXI, com a globalização houveram muitas inovações tecnológicas e mudanças cotidianas nos modos de fazer e criar novas técnicas que fizeram com que a engenharia ganhasse mais importância e maiores investimentos para que se pudesse ter uma melhor formação do engenheiro.
Com essas mudanças, começaram a aparecer novas engenharias com enfoque em outras áreas que antes não eram tão importantes, como:
A engenharia ambiental: busca de soluções para que as empresas hoje não afetem o ambiente.
A engenharia da computação: surgiu com as novas inovações tecnológicas (computadores e robôs). A engenharia de petróleo e gás: procura atender às necessidades da sociedade no que se refere a cadeia produtiva do petróleo e gás natural.
ENSINO TRADICIONAL DE ENGENHARIA
* CONCEITOS, DEFINIÇÕES, TEORIAS, TEOREMAS, FÓRMULAS, REGRAS,
EXEMPLOS, TEXTOS...