Cultura irlandesa
A ilha da Irlanda é dividida pela República da Irlanda (ocupa grande parte do território) e a Irlanda do Norte.
Os irlandeses têm a reputação de serem muito amigáveis. Geralmente, as pessoas apertam as mãos quando se conhecem pela primeira vez. Amigos se abraçam ou simplesmente dizem oi. Às vezes, as pessoas se beijam no rosto, se se conhecerem bem. As pessoas se olham nos olhos porque isso é sinal de confiança e de que estão interessadas no que está sendo dito.
Historicamente, os Travellers tiveram o papel de transportadores de cultura, inclusive música e histórias. Tradicionalmente, os Travellers viviam à beira das estradas, mudando-se de local para local. Os Travellers sofreram e continuam a sofrer um alto nível de preconceito e discriminação na sociedade irlandesa. A economia irlandesa não possui uma grande dimensão, apesar disso, é moderna e tem forte ligação e dependência com o setor do comércio. A economia do país era extremamente envolvida com a agricultura, no entanto, atualmente essa importância foi transferida para o setor industrial
O verdadeiro amor e amizade são selados com o Claddagh Ring. Este anel místico tem a sua origem há 300 anos atrás numa antiga aldeia O anel é entregue como um símbolo de amizade ou como anel de noivado.
Os irlandeses interessam-se muito pela música tradicional irlandesa, Violino, flautas, guitarras ou bandolins, bodhrans, e acordeões ou concertinas. Menos comum será talvez a gaita irlandesa pelo grau de dificuldade que apresenta na sua execução, e a harpa pela pouca portabilidade.
Uma parte da mitologia do povo irlandês na narração arturiana com a princesa irlandesa Isolda de Irlanda (também conhecida como Isolda, a Justa e Isolda, a Bela), filha de Augusto e Isolda, a Rainha Mãe. Outra das lendas da mitologia