Evidente Que O Autor
ESTUDO DIRIGIDO É evidente que o autor, Robert Foley, busca em seu livro mostrar que humano e o hominídeo, não são a mesma coisa. Partindo dessa afirmação, ele busca explicações para o seguinte questionamento: “Quando nos tornamos humanos?”
Até o século XIX, predominava a explicação religiosa para a origem do homem, de acordo com a ortodoxia da Bíblia, o tempo era extremamente curto, o mundo foi criado em seis dias. Entretanto, contrapondo-se a essa “tese”, Charles Darwin escreveu sua teoria da evolução, o qual consistia que a seleção natural era um mecanismo adequado para as transformações no mundo, exigindo períodos longos, o mesmo tentava enfatizar a longevidade do processo evolucionário que produziu os humano s.
Devido a essa teoria da evolução, responder ao questionamento: “quando nos tornamos humanos?” se tornou bem mais complexa. Em um trecho do texto, o autor coloca a seguinte afirmação: “Mas talvez a anatomia não seja o critério apropriado, já que, afinal, é o nosso comportamento que realmente distingue os humanos do restante do mundo animal.”, em síntese ele argumenta que as similaridades entre os humanos e os outros animais são impressionantes, porém, não deve somente o fator “anatômico” ser levado