evasão dos alunos na IES
PORTO ALEGRE
2012
PROJETO DE EVASÃO
PORTO ALEGRE
2012
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJETO 4
2 JUSTIFICATIVA DO PROJETO 5
3 OBJETIVO DO PROJETO 7
4 REFERENCIAL TEÓRICO 8
5 METODOLOGIA 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
1 APRESENTAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJETO
O presente trabalho está pautado no Projeto Caminhando Com o Acadêmico, que trata a evasão dos alunos na Instituição, do Núcleo de Orientação Vocacional e Profissional, vinculado ao Serviço Escola de Psicologia – IPA. Projeto este, realizado através da disciplina de Métodos de pesquisa em Psicologia, do curso de Psicologia da Universidade Metodista do Sul – IPA.
O Projeto Caminhando Com o Acadêmico que trata a evasão, propõe a minimização dos índices de desligamento no ensino superior, reportando-se à evasão voltada essencialmente aos alunos dos cursos de Psicologia e de Nutrição já em processo de desligamento. Esta proposta tende a uma abordagem no âmbito pessoal, individual e institucional, realizada através de um processo de acompanhamento da formação dos indivíduos, a partir da comunidade acadêmica. Além disso, propõe intervenções adaptadas às particularidades de cada acadêmico objetivando a redução de um índice geral de evasão.
Apoio ao graduando no processo de formação acadêmica, com enfoque na escolha vocacional, expectativas, satisfações, desempenho e frustrações é o que o Projeto Caminhando Com o Acadêmico pretende proporcionar.
2 JUSTIFICATIVA DO PROJETO
Tendo em vista as verificações realizadas no decorrer da pesquisa, observou-se que a proposta inicial do Projeto Caminhando Com o Acadêmico não estava sendo efetivada na prática tão bem quanto sugerida pela teoria, gerando nos jovens agentes angústia, mal estar,