eutanásia
1. TEMA: O tema parte de um assunto que se deseja desenvolver. É importante que seja concreto, determinado, preciso, de forma bem caracterizada com limites definidos.
1.2:PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTUDO. Trata-se de uma breve apresentação do tema.
2. JUSTIFICATIVA - ( POR QUE FAZER?) - Consiste na apresentação, de forma clara, objetiva e rica em detalhes, das razões de ordem teórica ou prática que justificam a realização da pesquisa Nesta etapa vamos justificar nossa escolha, destacar por que optamos pelo tema em estudo, indicar qual a relevância para a área de investigação e apontar quais as contribuições que tal estudo poderá trazer.
3. O PROBLEMA DE PESQUISA :Aqui, vamos expor a situação problema que nos preocupa, que nos incita a realizar o estudo sobre o tema, em um determinado contexto. Vamos expor o que entendemos ser problemático e merecedor de aprofundamento e investigação. O problema pode ser formulado como uma pergunta. O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável. O problema deve ter clareza . O problema deve ser preciso. O problema se culmina com uma ou várias questões/perguntas de pesquisa que desejamos responder; ou ainda colocando-se a situação problema de uma forma textual.
3.1. QUESTÕES NORTEADORAS : são resultantes do desdobramento de um problema. São várias as questões que, se respondidas, permitem clarificar o problema. As questões funcionam como roteiro da pesquisa. É útil correlacionar as questões de estudo com os objetivos a serem alcançados e com a proposta metodológica. Se o pesquisador orientar-se por suas questões para formular os tópicos da pesquisa, isto favorecerá bastante o seu caminhar.
4. HIPÓTESES - A Hipótese significa suposição. Supõe-se a relação entre dois fenômenos (duas variáveis). É uma