Ciclo oxigênio, nitrogênio, carbono e água
Professor: Sandro Disciplina: Biologia
Ciclo da água
Podemos encontrar a água em três estados físicos: líquido, gasoso e sólido. O conjunto das águas contidas no planeta desenvolve uma interdependência, Isso ocorre por meio dos processos de evaporação, precipitação, infiltração e escoamento, que se configuram como uma dinâmica hidrológica. Em outras palavras, a água que hoje está em um lençol freático logo mais poderá estar na atmosfera ou mesmo em uma geleira.
As aguas que estão armazenadas em rios, lagos e nos mares; sofrem o que chamamos de evaporação, em seguida as nuvens que absorveram esta evaporação ficam carregadas de agua que termina por derramarem de volta em forma de chuva, que é absorvida pela a terra formando novos lagos e alimentando o lençol freático.
Ciclo do carbono
O elemento carbono é encontrado na atmosfera na forma de gás originado quase todo ele do processo de respiração dos seres vivos (79%) pelo qual se completa o que chamamos de “Ciclo do carbono”.
O Ciclo do carbono se inicia a partir do momento em que as plantas, ou outros organismos autótrofos, absorvem o gás carbônico da atmosfera e o utilizam na fotossíntese (ou quimiossíntese no caso de alguns organismos) incorporando-o às suas moléculas. Então o carbono passa para o próximo nível trófico quando os animais herbívoros ingerem as plantas e absorvem parte do carbono incorporado na forma de açúcares. Dizemos “parte” porque uma parcela do carbono fotos sintetizado pelas plantas será absorvido pelos organismos decompositores, ou ainda, devolvido diretamente à atmosfera como no caso de uma queimada. Ao ser ingerido pelos animais herbívoros o carbono será devolvido à atmosfera através da respiração ou, também, através da decomposição desses organismos.
O homem interfere no ciclo do carbono acelerando o retorno dele à atmosfera na forma de gás carbônico, principal causador do efeito estufa, devido ao uso de