eutanasia
ATITUDES DOS ENFERMEIROS PERANTE DECISÕES DE FIM DE VIDA
Cristina Maria Rodrigues Nogueira
Setembro de 2010
ii
FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
ATITUDES DOS ENFERMEIROS PERANTE DECISÕES DE FIM DE VIDA
Cristina Maria Rodrigues Nogueira
Dissertação de Mestrado em Gestão e Economia da Saúde
Trabalho realizado sob a co-orientação de:
Professor Doutor Pedro Augusto de Melo Lopes Ferreira (FEUC)
Professor Doutor Rogério Manuel Clemente Rodrigues (ESEnfC)
Setembro de 2010 iii iv
AGRADECIMENTOS
Neste momento, não poderia deixar de agradecer o apoio prestado por todos aqueles tornaram possível a realização desta dissertação:
Ao Professor Doutor Pedro Lopes Ferreira, pela orientação sábia, pela disponibilidade e envolvimento no trabalho e pela visão do futuro.
Ao Professor Doutor Rogério Rodrigues, por ter aceite de imediato a co-orientação desta tese e pelo empenho e espírito de ajuda demonstrados.
Ao Luc Daliens e Els Inghelbrecht, dois dos autores da versão original do questionário utilizado neste trabalho, por autorizarem prontamente a tradução deste instrumento para o português e pelo entusiasmo demonstrado.
À presidente da ESEnfC, docentes e alunos das Pós-graduações de especialização, pela colaboração no processo de recolha de dados, sem os quais esta dissertação não existiria. Aos meus pais e irmão, que sempre me acompanharam ao longo da vida e incentivaram a realização deste mestrado.
Apesar de não directamente citados, mas não menos importantes, agradeço a todos os familiares, amigos e colegas de trabalho que, de forma desinteressada e gratuita, tornaram possível o desenvolvimento deste trabalh
A todos, um grande obrigado! v vi
RESUMO
Questões relacionadas com o fim de vida estão a ser debatidas por todo o mundo. Por um lado, existem países como a Holanda e a Bélgica, que permitem a eutanásia, por
outro