Eutanasia
Palavra que vem do grego quer dizer “Boa Morte”.
É a prática pela qual se abrevia, sem dor ou sofrimento, a vida de um sofrimento, a vida de um enfermo incurável, normalmente associado a um imenso sofrimento físico e psíquico.
Eutanásia Espanha
Na década de 1920, a Espanha foi um dos primieros países a discutir a questão da regulamentação da eutanásia. Por influência do Dr. Jiménez de Asúa, famoso penalista espanhol, foi estudada a proposta de dar o status de "homicídio piedoso" à eutanásia, isto é, não descaracterizar o delito, mas impedindo a punição do agente, desde que o mesmo tenha bons antecedentes. As outras condições seriam as de haver motivo de piedade no ato e súplica reiterada da vítima para a sua realização. Este modelo foi proposto e nunca implantado na Espanha. Serviu, contudo, de base para as legislações do Uruguay e da Holanda sobre eutanásia.
- Projeto de lei espanhol garante “Morte digna” para pacientes terminais.
A Ideia é regulamentar a ortotanásia na Espanha, que não autoriza a Eutanásia. O Governo espanhol anunciou em 19/03/2011 um projeto de lei para permitir aos pacientes terminais “ Morrer Dignamente”.
Essa futura lei de cuidados paliativos e morte digna terá por objetivos estabelecer os direitos dos pacientes, sua famílias e os médicos assim de que os pacientes terminais possam morrer sem sofrer, explicou o numero dois do governo, Alfredo Pérez Rubalcaba
Nestes casos, a medicina tem mecanismos para que a morte que é inevitável, aconteça dignamente, ou seja, “sem sofrimento”, acrescentou, explicando que a nova lei será similar as que existem em outros países europeus.
A lei não tem nada a ver com a eutanásia, que é uma decisão de alguém que, porque está doente, decide morrer” enfatizou
A Espanha não autoriza a eutanásia, mas a lei reconhece aos pacientes o direito de negar-se a ser tratado.
Países que permitem a eutanásia
A Europa foi o continente que mais avançou na discussão acerca da eutanásia, já que