Eusebio
Plataforma continental
Correntes marítimas
Upwelling
• A importância das plataformas continentais
Plataforma continental – porção de oceano em contacto com o continente, com declives suaves e profundidades até 200 metros.
Características da Plataforma Continental:• A pouca profundidade permite a penetração dos raios solares e consequentemente a fotossíntese das plantas, fonte de fitoplâncton para alimentação dos peixes; Agitação provocada pelas ondas e pelas marés favorece a oxigenação da água, imprescindível à vida marinha; O grau de salinidade não pode ser excessivo, logo o desaguar dos rios na plataforma continental equilibra o grau de salinidade e injectando no mar matéria orgânica e inorgânica que servirá de alimento aos peixes.
• A importância das correntes marítimas
Corrente marítima – deslocação de grandes massas de água. Podem ser frias ou quentes.
É no contacto entre correntes marítimas quentes e frias que o plâncton (seres microscópicos que estão na base da cadeia alimentar dos oceanos.Existe o plâncton de origem vegetal (fitoplâncton) e o de origem animal (zooplâncton) mais de desenvolve e daí a maior quantidade de espécies piscícolas.
O encontro de correntes marítimas com temperaturas distintas permite concentrar espécies piscícolas com características diferentes.
• Correntes marítimas - Upwelling•
Consiste na subida à superfície de aguas profundas e frias carregadas de plâncton. Esta corrente vertical vem compensar a agua superficial mais quente e pobre em nutrientes que o vento empurra para alto mar. A compensação desta agua permite um balanço perfeito muito favorável ao desenvolvimento dos peixes.
O upwelling é uma corrente marítima vertical que se forma sempre que os ventos arrastam as águas superficiais para o largo. Para compensar essa deslocação surgem correntes ascendentes, muito ricas em nutrientes, que são provenientes dos fundos oceânicos e