Eu e meus amigo
Ministério da Educação
Escola Neves e Sousa (PUNIV)
Trabalho de História
Tema:
Nome: Lídia Manuel Mendoça
Sala: 8
Turma: E
Turno: Tarde
Classe: 12ª
Nº 30
O Docente
________________________________________
Maria Helena
INDICE
1. Introdução
2. MPLA
3. UNITA
4. FNLA
5. Conclusão
INTRODUÇÃO
Os Movimentos de Libertação Nacional são aqueles movimentos nacionalistas que pretendem a independência política ou económica de um território, denunciando a opressão e a dependência nacional sob regimes coloniais, neocoloniais, racistas ou de ocupação militar. Amiúde, os movimentos de libertação nacional aderiram a programas de libertação nacional que incluíam a nacionalização de sectores básicos da economia e também medidas de limitação ou restrição das actividades de empresas multinacionais.
MPLA
O MPLA surgiu no fim dos anos 1950 nota 1 da fusão de vários pequenos grupos anticoloniais, inclusive da recentemente constituída célula de Luanda do Partido Comunista Português, iniciando a sua acção em 1961 nota 2 entre os finais dos anos de 1950, princípios de 1960 agrupando as principais figuras do nacionalismo angolano, entre estudantes no exterior, sobretudo em Portugal - e lutadores contra o colonialismo que fugiam do interior de Angola.
Dirigido por António Agostinho Neto, e tendo como secretário geral Viriato da Cruz, o MPLA organizou uma luta armada contra a dominação colonial de Angola por Portugal. Em 1961, Lúcio Lara torna-se o seu secretário-geral e o pivô da actividade organizacional e militar nota 3 .
Um outro movimento, a FNLA (Frente Nacional de Libertação de Angola),