Amigos
Título:Amigos Improváveis
Género: comédia/drama
Duração: 112 min.
Realização: Olivier Makache/ Eric Toledano
Com: François Cluzet, Omar Sy
Baseado numa história verídica que despertou o interesse dos jornalistas e dos escritores, este filme, embora tenha elementos divertidos e um humor lúcido e fresco, tem muito mais de drama do que de comédia. A história de Philippe, um aristocrata sofisticado e Driss, um imigrante senegalês de passado problemático, é uma série de episódios emocionantes que tornou estas duas personagens em verdadeiros "amigos improváveis".
Após ter sofrido um acidente em que ficou tetraplégico, Philippe procura um enfermeiro cujo perfil seja adequado às suas necessidades. físicas e emocionais. Depois de ter entrevistado vários candidatos e de ter verificado que o que os leva a responderem ao anúncio é o dinheiro ou algum outro motivo egoísta, decide dar a oportunidade a Driss, um jovem que esteve na prisão e que necessita de três recusas para poder receber o subsídio de desemprego.
Como na vida real as coisas nem sempre são tão fáceis e unilaterais como parecem, estes dois homens, diferentes em tudo, aprendem muito um com o outro, têm que adaptar-se aos defeitos e mundividências um do outro, a conviver, a completarem-se, a lidar com as suas personalidades e solucionar os seus problemas e conflitos.
Eszte filme, uma verdadeira obra de arte, reivindica os direitos dos gravemente doentes a terem uma vida normal, com os seus gostos, amizades, interesses, amores, com uma perspectiva diferente de olhar para o mundo, direitos a serem integrados na sociedade sem serem considerados vítimas e sem se aproveitarem das suas limitações físicas. Ao mesmo tempo levanta-se a questão dos marginalizados e da sua inclusaõ social sem olhar para eles com desprezo ou receio.
Philippe tem preferência pela música clássica, pelas obras de arte de autores conceituados, pela poesia francesa tem um