Eu, a patroa e as crianças.
Nome: Matheus Pelaez ferreira RA: B5849D-6
Semestre/Período: 2º/Manhã Data da realização: 20/08/2013
Título da atividade: ATIVIDADE OBRIGATÓRIA.
Utilização de teste, com foco no WISC IV.
A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças é um instrumento utilizado na psicologia, cuja finalidade é obter uma avaliação da inteligência de crianças e adolescentes entre as faixas etárias de 6 a 16 anos de idade.
O novo WISC trouxe novas adaptações e simplificações se comparado ao seu precursor, englobando 15 subtestes, sendo que, dez são principais e cinco são suplementares.
No dia 11 do último mês de junho o palestrante convidado Drº Larry Weiss abordou as atualizações recebidas pela escala Wechsler. Foi colocado que os testes utilizados para medir a inteligência necessitam de uma atualização periódica em seu conteúdo e forma, fatores demográficos, sociais e culturais afetam a pontuação das crianças ou adolescentes que realizaram os testes. Tendo também como variável, as condições de ensino em determinado país em que o teste seja aplicado e as condições do lar em que essa criança vive. Não tendo em vista apenas a questão financeira, mas também os aspectos da relação dos pais com a criança, fatores essenciais que afetam seu desenvolvimento cognitivo.
Houve mudanças nos rótulos dados a algumas características do WISC III, como por exemplo: o Q.I. Verbal, que passou a ser assimilado como Compreensão Verbal (CV) e o Q.I. De Execução que se equiparou ao Raciocínio Perceptual (RP).
No que se refere aos instrumentos utilizados, foram eliminados três subtestes; os arranjos de figuras, armar objetos e labirintos e acrescentados cinco novos; sequência de números e letras, raciocínio matricial e os novos subtestes com raciocínio de palavras, conceitos em imagens e cancelamento.
As razões que levaram a extinção desses testes, como o labirinto, foram pela imprecisão dos dados obtidos. As outras