Eu nos contextos , Piaget e Freud
1) Perspetiva holística da realidade
Perspetiva global e integrada de abordagem do ser humano no mundo. Surge como tentativa de ultrapassar a crise resultante da abordagem da realidade segundo perspetivas fraccionadas e estanques, inspirando novos paradigmas de compreensão, apostados essencialmente num olhar global sobre as coisas.
Os seus conceitos são refeitos de acordo com o principio de inspiração gestaltista de que ‘’o todo não é igual à soma das partes’’, visto que estas interagem entre si.
A pessoa constitui uma globalidade em que o pensar, o sentir e o agir fazem parte de um todo indissociável.
Holismo – Teoria segundo a qual a realidade existente, nomeadamente o ser humano e o seu comportamento, se compreende como um todo global e dinâmico, e não como parcelas estáticas e independentes uma da outra.
O holismo reflete-se no conceito de homem enquanto realidade integrada em contextos de existência cuja vida psicológica os reflete e se constitui pelas interações entre corpo, mente e emoções.
2) Modelo Ecológico do desenvolvimento humano
Bronfenbrenner defende que o desenvolvimento é um sistema contínuo de reciprocidades estabelecidas entre o homem e o meio, definindo-o como um conjunto de processos através dos quais as propriedades das pessoas e o ambiente interagem para produzir continuidade e mudanças nas características da pessoa no decurso da vida.
Ecologia do desenvolvimento – Estudo científico das progressivas e mútuas interações e acomodações estabelecidas entre o ser humano e o ambiente em mudança.
Segundo este modelo, as diversas realidades estão organizadas como um todo, isto é, como um sistema composto de diferentes subsistemas que se articulam de maneira dinâmica entre si. O Homem é influenciado pelos contextos, mas os contextos também são modificados pelo homem (influência recíproca).
3) Diferentes contextos da existência do indivíduo
Microssistema: primeiro nível de ambientes, em que as