ATPS de Psicologia
Adilene Bastos Souza de Oliveira- RA:
Érica Florenço dos Santos Rincon- RA:7707638555
Erica Giroldo de Eiroz Camargo- RA: 7377587497
Maria Cristina Lenharo- RA: 7705677337
ATPS Psicologia da Educação
Tutor: Norelei Rodrigues Frutuoso
Santo André 2013 2
INTRODUÇÃO
Muitos foram os pensadores que contribuiram com a educação. Os mais renomados que a influenciaram foram Rousseau, Pestalozzi, Freud, Montessori, Freinet, Wallon, Piaget, Vygotsky, entre outros.
Nesse trabalho em particular, apresentaremos as contribuições de: Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky.
Iniciaremos agora com Sigmund Freud.
3
1 SIGMUND FREUD E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
O criador da psicanálise, nasceu na região de Moravia, que então fazia parte do império Austro-Húngaro, hoje República Tcheca no dia 06 de maio de 1856. Sua mãe Amália era a terceira esposa de seu pai Jacob, um modesto comerciante. A família mudou-se para Viena quando Freud tinha quatro anos, em 1860. Em 1877, ele abreviou seu nome de Sigmund Scholomo Freud para Sigmund Freud.
Embora sua condição financeira fosse bastante limitada, o ensino de Freud não foi prejudicado, ele foi muito bem na escola. Ele graduou-se em medicina na Universidade de Viena, em 1882 e praticou medicina no Hospital geral de Viena, e estudou doenças do sistema nervoso.
Ainda em 1886, Freud montou sua clínica particular e se especializou em doenças nervosas. Seus interesses começaram a se deslocar de uma ênfase nos aspectos físicos do sistema nervoso para a investigação das causas psicológicas dos distúrbios nervosos. Essa mudança de foco ficou intensa nos anos posteriores, resultando em um