etnopesquisa
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CLAUDICE FONTES SANTOS
ETNOPESQUISA CRÍTICA, ETNOPESQUISA-FORMAÇÃO.
Fichamento apresentado no curso de Ciências Biológicas da faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Zoologia dos Vertebrados no 3º período, sob a orientação do professor Tiago Rozário.
Paripiranga março de 2014
MACEDO, Roberto Sidnei. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. Brasília: Liber Livro Editora, 2006.
RESUMO
A obra, Etnopesquisa crítica, Etnopesquisa-formação escrita por Roberto Sidnei Macedo, faz uma análise profunda da etnopesquisa, deixando claro em seu corpo do livro, que para ser um pesquisador crítico é necessário descrever, interpretar e entender o outro. Portanto, fazer pesquisa é preciso de interpretação epistemológicas da prática docente e dos etnométodos. Durante a pesquisa o pesquisador crítico utiliza um bloco de notas para fazer anotações importantes, porém, é de grande valia que esse pesquisador antes de iniciar a pesquisa utiliza a adequação subjetiva, que é um método que serve para validar sua pesquisa, e para alcançar essa adequação Bruyn cita no livro seis indicadores; o tempo, lugar, circunstâncias sociais, linguagem, intimidade e consenso social. O autor faz uma abordagem que a endoetnográfica inspirada na epistemologia admite conhecer como as relações sociais mudam e a realidades escolares também estarão sempre em um processo de mudança.
INTRODUÇÃO
“O que é etnopesquisa crítica? Como ela própria se justifica? De que maneira se configura a etnopesquisa-formação? Como se articula com a formação do professor-pesquisador?”. (p. 09)
PARECER
Na introdução o autor faz uma abordagem destacada sobre a etnopesquisa crítica, visando que ela nasceu da inspiração e tradição etnográfica, tendo como base de investigação uma hermenêutica de natureza sociofenomenológica e crítica. Portanto a etnopesquisa tem como interesse e