Fichamento Wesley
Parte l Sistemas Modelos:
“A pesas de o desenvolvimento de uma ampla variedade de espécies haver sido estudado uma ou outra vez, é apenas um número relativamente pequeno de organismo que fornece a maior parte de nosso conhecimento sobre os mecanismos de desenvolvimento.” (p.23).
“Entre os vertebrados, a rã Xenopus, o camundongo, a galinha e, mais recentemente, Zebrafish, um pequeno peixe ornamentalmente conhecido vulgarmente no Brasil como paulistinha, são os principais sistemas-modelos agora estudado.” (p.23).
“Todos os embriões de vertebrados passam por um conjunto similar de estágios de desenvolvimento”. Após a fertilização, o zigoto passa pelo processo de clivagem, durante o qual o embrião e dividido em varias pequenas células sem qualquer aumento da massa total. “(p.25)”.
“Embora o desenvolvimento de muitos tipos diferentes de invertebrados seja bastante diverso, certos aspectos são não apenas comuns ao desenvolvimento da maioria deles, mas também são vistos no desenvolvimento de vertebrados.” (p.43).
“A riqueza dos estudos genéticos do desenvolvimento de Drosophila, juntamente com a viabilidade da combinação de manipulações genéticas e microcirúrgicas, fizeram dessas pequenas moscas um dos sistemas de desenvolvimento mais bem compreendido.” (p.43).
“A larva Drosophila não tem assas ou pernas; esses e outros órgãos surgem quando a larva passa, depois de terceiro estádio, pela metamorfose, que ocorre sob influência hormonal.” (p.46).
“O nematódeo de vida livre do solo Caenorhabditis elegans, é agora usado como um dos principais organismos modelo em biologia do desenvolvimento.” (p.47).
“Nem todas as células que são formadas durante o desenvolvimento embrionário sobrevivem; morte programada de células especifica é uma característica integrante do desenvolvimento do nematódeo.” (p.49).
“Há importantes diferenças entre o desenvolvimento de vegetais e o de animais, sendo o mais óbvio sendo a