fichamneto filosofia

911 palavras 4 páginas
Ingredi Samara Rodrigues Nascimento1

FEARN, Nicholas. Filosofia: Novas respostas para antigas questões / Nicholas Fearn; tradução, Maria Luiza X de A. Borges. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007. 215p.

CREDÊNCIAIS
NICHOLAS FEARN, FORMADO EM FILOSOFIA PELO King´s College, Londres, é autor de Aprendendo a filosofia em 25 lições: Do poço de Tales à desconstrução de Derrida, publicado em mais de 20 países e lançado no Brasil por esta editora. Escreve também para revistas e jornais como The Economist, Spectator, Independent e Observer.

RESUMO
Esta foi uma obra escrita por Nicholas Fearn, que teve como objetivo tentar responder e questionar uma série de perguntas até então não esclarecidas. Este livro retrata com clareza e muita complexidade o desenvolvimento ocorrido na sociedade contemporânea revelando que o ser humano perde a cada dia sua própria identidade original, que por sua vez vai se modificando ao logo do tempo, não deixando de ser a mesma pessoa, mas com características diferentes.

CAPÍTULO I: QUEM SOU?
“O mais importante, talvez, é que nossa resposta ao problema da identidade pessoal determina se qualquer um de nós tem algum futuro, seja após a morte ou mesmo antes dela.” (p.21).
“O passado é a fonte do presente, e se um estado de coisas anterior causa um estado de coisas anterior causa um estado de coisas posterior, ele não incita ou precipita o evento, mas determina sua maneira de ser.” (p.36).
“Ser livre não é uma questão de se sentir desacorrentado, ou de estar em conformidade consigo mesmo, seguro e resoluto. É uma questão de história, e parece que atribuímos mais peso a algumas histórias que em outras.” (p.45).
PARECER: A sociedade vive uma crise de identidade, onde as pessoas estão deixando-se serem manipuladas por maquinas, e como consequência as maquinas cada vez mais estão ocupando o lugar do homem. É notória que a identidade original tende-se a se modificar ao longo do

Relacionados

  • TRABALHO INTRODU O AO DIREITO
    493 palavras | 2 páginas
  • Concepções sobre população
    2111 palavras | 9 páginas
  • fichamento
    4774 palavras | 20 páginas