Trabalho Sistemas Estruturais III
1- Quais as principais vantagens e desvantagens do uso da madeira em sistemas estruturais?
Principais vantagens: A madeira é um produto de origem natural e renovável, exibe baixo consumo energético e respeita a natureza. Armazena carbono absorvido durante o tempo de vida da obra, portanto evita que este se liberte para a atmosfera e agrave os problemas ambientais.
É um excelente isolante natural que pode reduzir a quantidade de energia gasta, apresenta boas condições naturais de isolamento térmico e absorção acústica.
Boa durabilidade como material de construção.
Versatilidade de uso e capacidade de reutilização, além de propriedades físico-mecânicas.
Principais desvantagens: A madeira é um elemento heterogêneo e anisotrópico e mesmo já empregue na construção sofre variabilidade. É também bastante vulnerável aos agentes externos, tendo sua durabilidade limitada.
Combustível
São limitadas em questão dimensional.
2- Quais as principais regiões ou cidades do Brasil que fazem uso da madeira em edificações, utilizando-a como elemento estrutural e de vedação. Justificar.
As regiões que mais empregam a madeira como elemento construtivo e de vedação no Brasil são: Sudeste e Sul, as outras regiões evitam um pouco o uso, talvez por motivos climáticos e culturais, mesmo existindo um desenvolvimento tecnológico que reduz eventuais problemas, não temos a tradição de utiliza-la. A madeira aparece também nas moradias de baixa renda, sendo comum em favelas, nos sertões nordestinos ou em casas ribeirinhas na região norte.
3- Em projetos arquitetônicos de edificações, onde a madeira com função estrutural é mais utilizada. Cite 3 situações.
Em projetos arquitetônicos a madeira é mais utilizada como função estrutural nas coberturas.
Arcos: A solução mais econômica para grandes vãos em coberturas de madeira é o arco.
Treliças: São a solução para grande parte das coberturas no Brasil. Estruturas treliçadas espaciais (tridimensionais) são uma